Filosofia

FELICIDADE: O Sentido Último da Vida Humana em Epicuro (341-270 a.C.)

  • Autor(es): DE OLIVEIRA Ronaldo;
  • Ano: 2009
  • ISBN: 978-85-61837-05-1
  • Edição: 1 em formato PDF
  • Páginas: 66
  • Sumário: Download
Gratuito

Sinopse

FELICIDADE O Sentido Último da Vida Humana em Epicuro (341-270 a.C.) é uma publicação on-line da Editora Vivens, em formato PDF:



Epicuro desenvolveu sua ética com base no atomismo, porque o corpo e a alma humanos são formados por átomos e, portanto, é na sensibilidade que se estrutura o critério último do conhecimento humano. A ética é a doutrina do bem viver. Ela se preocupa, tem como finalidade, a felicidade do indivíduo. Epicuro desenvolve uma ética hedonista, porém não é qualquer prazer que se deve escolher. Quem melhor sabe avaliar quais prazeres escolher é o sábio e, por conseguinte, é o mais feliz de todos os homens porque, não somente escolhe, mas escolhe bem. O sábio é aquele que está submisso ao logos, pois esta é a condição natural que o indivíduo possui para alcançar a eudaimonia.
A melhor forma comunitária onde a eudaimonia é preservada e garantida é a amizade. A amizade é o modo de manter relações com outras pessoas sem ferir a liberdade alheia e até mesmo a própria. Porém a amizade, como diz Epicuro, nasce a partir daquilo que é útil, porém uma vez nascida torna-se, fonte de prazer e, portanto, um fim em si mesma. Na vivência da amizade nada é imposto de fora e de maneira que não seja natural. Dessa forma não se viola a intimidade do indivíduo.
Epicuro serve de referência teórica para motivar nossos contemporâneos a empreender a busca de ser. Conseguindo atingir o objetivo de ser muitos problemas atuais poderiam se resolver, porque não será mais necessário recorrer à violência para conseguir aquilo que é necessário para uma vida feliz. Afinal, aquilo que é necessário é fácil conseguir. Segundo Epicuro (2002, p. 41) "tudo o que é natural é fácil de conseguir; difícil é tudo o que é inútil".

Editora Vivens


O conhecimento a serviço da Vida!


RUA SEBASTIÃO ALVES, N. 232-B,


JARDIM PARIS III,


CEP: 87083-450,


MARINGÁ - PARANÁ - BRASIL,


Fone: (44) 3046-4667 / 9904-4231,


Mais Itens