Engenharia de Produção

VISÕES 2004: Engenharia de Produção

  • Autor(es): DE ALMEIDA Diony José ;
  • Ano: 2011
  • ISBN: 978-85-61837-59-4
  • Edição: I Edição em formato PDF
  • Páginas: 275
  • Sumário: Download
Gratuito

Sinopse

"VISÕES 2004, Engenharia de Produção" é uma publicação on-line da Editora Vivens, em formato PDF:



A obra traz uma compilação das monografias dos formandos da primeira turma do curso de Engenharia de Produção - Ênfase Software da Universidade Estadual de Maringá (UEM). O curso de Engenharia de Produção teve inicio no ano de 2000 sendo que a primeira turma concluiu sua graduação no final do ano de 2004.


O curso foi contemplado com quatro ênfases Agroindústria, Confecção Industrial, Construção Civil e Software com isso, formar profissionais para atender as algumas das grandes áreas industriais do mercado. Como já foi dito um dos focos são os Software, buscando formando engenheiros capazes de atuar em todos os ramos da tecnologia, uma vez que os softwares hoje estão presentes em quase tudo que usamos de computadores a geladeiras.


Os trabalhos de conclusão de curso (TCC) dos formandos dos anos de 2004 busca trazer uma visão de algumas tecnologias emergentes ou já de destaque, não somente em softwares, mas extrapolando os limites da programação votada para a industria e comercio propriamente dita e entrando em áreas como Marketing, Matemática e Construção Civil.


Tomamos a principio o trabalho apresentando por Antonio Carlos Braga Junior, sobre SIM (Sistema de Informação de Marketing) que é um software que atua na gestão de um Shopping Center. Fornece auxilio tanto a gerencia do empreendido na tomada de decisão quanto aos lojistas, tudo isso através de um sistema de cupons de compra cruzando informações com os dados cadastrais de cada cliente.


Já Diony José de Almeida aborda a introdução da tecnologia da informação em uns dos segmentos mais importante da área industrial, a construção civil, este setor que vem a muitos anos crescendo continuamente em todas as suas subdivisões. Mas o gigante ainda tem problemas, desperdício de matérias, ausência de controle de estoque e outros. Mas isso começa a mudar mediante as novas tecnologias presentes no mercado.


O conhecimento sendo aprimorado, lapidado e distribui dentro de uma instituição, é dentro deste conceito que Jefferson Ohara aborda o Rational Unified Process (RUP) e o Extreme Programming (XP) como métodos de gestão do conhecimento onde o conhecimento pode ser apresentado de duas formas, aquele que pertence ao indivíduo (tácito) e o conhecimento codificado (explícito). Isso tudo alinhado a metodologias modernas de trabalho de programação.


"Fazer mais do que todos." Com esse pensamento a logística interna surge como uma opção que possibilita criar um diferencia em relação aos concorrentes, este é o tópico apresentado por Klayton Inácio Dias. Uma analise da logística interna, suas faces que abrangem do controle ao posicionamento das mercadorias dentro do estoque. Junto a técnicas que já tiveram se reconhecimento mundial como "KANBAN","JUST IN TIME", "MRP" e outras.


Os problemas de mistura têm esquentado a cabeça de muitos matemáticos, para determinar as quantidades de uma mistura deve ser acrescentada a outras misturas para que no final as proporções necessárias sejam atingidas. Neste contexto Mariana Bonadia Marucchi apresenta uma solução computacional que pode facilitar em muitos esse trabalho.


Um dos problemas que sempre atingem as pequenas empresas é o custo para implantar as novas tecnologias e a dificuldade de adequar o uso destas a sua realidade. Sobre isso Vitório Tadao Kuroda apresenta uma solução que pode ajudar a resolver boa parte do problema. Uma idéia que surgiu a alguns anos e que cada vez tem mais força os "Software Livre" (ou Free Software) estão presente hoje não somente nas empresas mas até mesmo em instituições governamentais.


Em suma, buscar meio de melhorar não só a Produção Industrial, mas a vida das pessoas é o objetivo do novo curso da UEM. E os trabalhos buscam dar uma idéia de como isso é possível através do investimento em tecnologia.



Editora Vivens


O conhecimento a serviço da Vida!


AV. MANDACARU, N. 3369,


SALA 04, JARDIM PARIS III,


CEP: 87083-240,


MARINGÁ - PARANÁ - BRASIL,


Fone: (44) 3046-4667 - 9904-4231,


Mais Itens

  • sem outros itens