Administração Paroquial

ADMINISTRAÇÃO PAROQUIAL Sacramento do Matrimônio: Preço exclusivamente para compra no site

  • Autor(es): DIAS José;
  • Ano: 2012
  • ISBN: 978-85-61837-66-2
  • Edição: I Edição
  • Páginas: 448
  • Sumário: Download
R$ 54,00

Sinopse

De 64,00 por apenas R$ 54,00 + Frete


Com aprovação Eclesiástica



PREFÁCIO



Já havendo tido a grata satisfação de prefaciar a anterior obra, de autoria do Prof. Dr. José Francisco de Assis Dias, "Administração Paroquial", Volume I, volto a fazê-lo, agora, nessa preciosa obra, "Direito Administrativo Canônico, Sacramento do Matrimônio", o qual muito contribuirá para o enriquecimento do cabedal de conhecimento de todos quantos desejarem possuir suficiente e sólida formação sobre o Direito Matrimonial.


A obra se desenrola em dez capítulos que abarcam todos os assuntos pertinentes à reta compreensão do Direito Sacramental, referente ao Matrimônio, numa linguagem suficientemente clara, para se fazer entender, não somente pelos especialistas no assunto, mas também pelos Párocos, Administradores Paroquiais, Agentes de Pastoral e estudantes de Direito Canônico. Quero, também, destacar a valiosa contribuição do Autor, fornecendo preciosos modelos de formulários a serem usados em todas as situações da vida curial e paroquial.


No primeiro capítulo, são tratados os Impedimentos Matrimoniais, fornecendo aos leitores a necessária compreensão da complexa conceituação da matéria.


No segundo, é tratada a Competência em matéria de Impedimento, delimitando os sujeitos ativos e passivos dos mesmos.


No terceiro, aborda-se A Dispensa dos Impedimentos em Geral, apresentando os seus principais elementos constitutivos, as autoridades nelas envolvidas e as condições para obtê-las.


No quarto, são tratados Os Impedimentos em Particular, colocados no âmbito do Sacramento do Matrimônio, onde o Autor procura conceituar e elencar cada um deles, assim como a sua implicação na nulidade do matrimônio.


No quinto, entra-se na temática das Licenças Matrimoniais, com a conceituação das mesmas, os sujeitos ativos e passivos, assim como as circunstâncias em que elas são exigidas.


No sexto capítulo, o Autor trata da Delegação para Assistir Matrimônio, abordando as normas estabelecidas pela Igreja, os sujeitos ativos e passivos da delegação, assim como os demais assuntos que lhe são afins.


No sétimo, aborda-se o importantíssimo tema da Dispensa da Forma Canônica, no qual é apresentada a fundamentação histórica da referida Forma, a praxe eclesial vigente, o sujeito ativo e passivo da mesma, assim como outras abordagens correlatas ao tema.


No oitavo capítulo é tratado o tema Dispensa de Proclamas, no qual o Autor aborda a publicidade do Contrato Matrimonial e a necessidade das "Publicações", assim como os formulários necessários para esse trâmite.


No nono capítulo, aborda-se a Transferência de Matrimônio, apresentando todas as alternativas previstas pela Legislação em vigor, assim como os formulários necessários para sua realização. Como décimo e último capítulo, o Autor entra no modo extraordinário de convalidar o Matrimônio, com o tema Sanatio in Radice de Matrimônio, apresentando a necessária conceituação, os seus efeitos, assim como as demais condições para a sua eficácia.


Como nas precedentes obras, o Prof. Dr. José Francisco de Assis Dias prima pela precisão e profundidade jurídicas - haja vista a vasta e preciosa bibliografia que amparou a elaboração da mesma - fornecendo utilíssimo subsídio a todos quantos venham a necessitar do apoio jurídico-canônico que a presente obra, amplamente, pode oferecer.


Somente me resta apresentar ao Autor as minhas sinceras congratulações, por mais essa iniciativa que trará grande contributo ao acervo do Direito Matrimonial Canônico.



Mons. Marcos Aurélio Ramalho Leite


Juiz do TEI de Maringá e Chanceler do Arcebispado

EDITORA VIVENS Ltda


O conhecimento a serviço da Vida!


RUA PEDRO LODI, N. 566,


JARDIM COOPAGRO,


CEP: 85903-510,


TOLEDO - PARANÁ - BRASIL,


Fone: (45) 3056-5596 / 9995-9031,


Mais Itens