Direito Canônico

Apascentai o rebanho do Senhor: O Poder de Regime do Superior na Vida Consagrada

  • Autor(es): RAMALHO LEITE Marcos Aurélio;
  • Ano: 2012
  • ISBN: 978-85-61837-66-2
  • Edição: I Edição
  • Páginas: 154
  • Sumário: Download
R$ 24,90

Sinopse

APASCENTAI O REBANHO DO SENHOR


De 29,90 por apenas 24,90 + Frete


Compre já o seu!!! Ligue agora: (44)3023-7543 / 3046-4667



PREFÁCIO



Com muita alegria e, confesso, certo temor aceitei a honra de prefaciar esta importante obra do Mons. Marcos Aurélio Ramalho Leite, Juiz do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Maringá e Chanceler do Arcebispado.


"APASCENTAI O REBANHO DO SENHOR O Poder de Regime do Superior na Vida Consagrada Segundo o Cânon 596 § 2 do CIC" é um estudo canônico indispensável para a biblioteca de todo religioso, principalmente dos Superiores. Esta obra aparece no cenário canônico brasileiro, como um oásis trazendo um pouco de "hidratação" à áspera aridez bibliográfica em tema de Direito da Vida Consagrada.

No primeiro capítulo, o Autor trabalha Os Institutos de Vida Consagrada, onde aborda A importância da vida consagrada na Igreja, os Elementos característicos da vida consagrada, A vida consagrada como estado de vida constitutivo da igreja, por fim apresenta uma detalhada Tipologia da vida consagrada, contemplando A Vida religiosa enquanto tal, Os institutos seculares, A vida eremítica ou anacorética e As Virgens Consagradas.


No segundo capítulo, o Autor trabalha O Poder de Regime Segundo os Cânones 130-144, onde aborda A Igreja como Instituição e o Princípio Hierárquico, O fundamento da potestade sagrada, O poder de regime, a Transmissão da potestade de regime - missão canônica, as Formas de atribuição e exercício da potestade de regime, os Principais aspectos delimitadores da potestade de regime, A noção canônica de ordinário e ordinário de lugar; por fim, aborda em forma brilhante A questão das faculdades habituais e da suplência da potestade.


No terceiro capítulo, o Autor trabalha O Poder do Superior e o Governo nos Institutos Clericais de Vida Consagrada de Direito Pontifício, no qual aborda a Potestade em todos os institutos de vida consagrada, a Potestade nos institutos de vida consagrada clericais de direito pontifício. Neste último item, o Autor trabalhou dois importantes temas: Superiores maiores ordinários e O Exercício do Poder de Regime em tais Institutos, contemplando o ?Munus Regendi?, o ?Munus Docendi? e o "Munus Sanctificandi".


A Vida consagrada é e deve continuar sendo a "menina dos olhos" da Igreja, sempre colocada em destaque, promovida e protegida contra todos aqueles que querem "secularizar" a sociedade, o mundo e, às vezes, a própria Igreja.


"Mons. Ramalho Leite, com suas reflexões, dá aos religiosos do Brasil e a todos os seus Superiores uma útil e eficaz ferramenta no exercício do supremo mandado do Senhor: "Apascentai o meu rebanho". A joia mais característica da Vida Consagrada é a profissão dos Votos por amor ao Reino de Deus, escolhendo de empenhar sua ?liberdade? na obediência perfeita ao Senhor e ao seu legítimo representante na Comunidade: o Superior ou Superiora."
"O grande exército de homens e mulheres de fé que se consagram a Deus e ao seu Reino, através da profissão dos conselhos evangélicos, com seu modo pobre, casto e obediente de ser, denuncia a vacuidade da vida humana hodierna em sociedades tecnocratas, imersa em um oceano de ?ciência? e sedenta de amor."
"Não posso deixar de lembrar, aqui, as doces palavras de Santo Agostinho, que parecem ditas a todos os religiosos do Brasil de hoje: Minha alma se angustia enquanto não repousa em ti, ó Senhor!
Boa leitura a todos e que o Direito na Igreja seja apenas aquilo que ele quer e deve ser: instrumento a serviço da Salvação das Almas, "que, na Igreja, deve ser sempre a lei suprema" (Cân. 1752).



Prof. Dr. José Francisco de Assis Dias


Autor das Séries "Guia Canônico" e "Administração Paroquial"

EDITORA VIVENS Ltda


O conhecimento a serviço da Vida!


RUA PEDRO LODI, N. 566,


JARDIM COOPAGRO,


CEP: 85903-510,


TOLEDO - PARANÁ - BRASIL,


Fone: (45) 3056-5596 / 9995-9031,


Mais Itens