Filosofia

O ESSENCIAL DE SANTO AGOSTINHO

  • Autor(es): CAPORALINI JOSÉ BELUCI;
  • Ano: 2012
  • ISBN: 978-85-61837-71-6
  • Edição: II Edição Revista e Ampliada
  • Páginas: 158
R$ 19,90

Sinopse

Com júbilo apresentamos este livro, todo um belo trabalho do Dr. José Beluci Caporalini. Professor com uma larga experiência na docência da Filosofia e, sobretudo no campo da História. Homem de espírito inquieto e sempre defensor de tudo o que signifique alimentar o gosto dos alunos pelo estudo da filosofia. Ele nos apresenta este primoroso trabalho, precisamente, dentro do ambiente do Jubileu Agostiniano: 1650 Anos do Nascimento de Santo Agostinho: 354-2004.
O Dr. José foi o primeiro professor da Aula Santo Agostinho promovida pelo IFAMA e o Seminário Santo Agostinho, precisamente, no dia que bendizíamos a pedra fundamental do Seminário Santo Agostinho de Maringá. O Professor José Beluci foi quem colocou a primeira pedra desta aula e de todo um movimento que há em Maringá em favor do estudo e pesquisa do grande sábio Santo Agostinho. Na apresentação da 2ª Aula, eu comentava aos alunos que o Professor Caporalini tinha lançado as primeiras sementes deste projeto.
Aquela semente virou livro fruto do trabalho dedicado, entusiasta, de fino gosto pelo saber filosófico deste veterano, experiente professor de Filosofia. Um trabalho estudado com detalhe, apresentado com uma grande visão pedagógica. Alunos e professores que queiram aproximar-se do vasto pensamento de Agostinho e do agostinismo vão gostar e fruir deste livro. Encontrarão, além de um conhecimento básico do pensamento agostiniano, todo um leque de possibilidades para se aprofundarem no tema.
?O Essencial de Santo Agostinho? abre mais um espaço de aprendizagem, de saber, de pedagogia e de mergulho nas águas abundantes e ricas do pensamento de Agostinho conduzidos pela magistral mão de Michele Federico Sciacca, chamado, com toda razão, poeta da metafísica. Caporalini, neste livro, resgata para seus leitores a obra filosófica de um dos grandes pensadores do século XX. Ele contribuiu, com elegância sem par e a partir de sua experiência pessoal de filósofo, ao colocar o pensamento filosófico agostiniano nos tempos atuais não somente no seu devido lugar, bem como mostrando a sua percuciente atualidade, sobretudo, no campo da espiritualidade e interioridade, da metafísica teológica, e da antropologia irrequieta pelo transcendente.
O livro, na sua parte central, oferece uma verdadeira estrutura arquitetônica do pensamento agostiniano enriquecida por uma copiosa bibliografia.
Acredito que este livro, como quer seu autor, ?sirva de portal ao pensamento agostiniano e que leve o leitor à fonte, ou seja, às próprias obras escritas por Agostinho? (p. 8).
Acredito que este livro vá gerar novos arquitetos do pensamento filosófico em favor da Verdade.
Acredito, ainda, que ele vá contribuir a gerar homens e mulheres ao estilo de Agostinho, filósofos e filósofas e semelhantes a Federico Sciacca que define a filosofia como ?a procura da verdade? (p.13) em definitiva, pessoas apaixonadas pela verdade e pelo mistério do homem que irão encontrar a Verdade que habita no interior de seus corações (De vera religione 39,72).

Maringá, 13 de novembro de 2004.

Fr. Sebastián Olalla del Rio, OAR
Prior do Seminário de Santo Agostinho de Maringá

Mais Itens