Administração Paroquial

A ESTABILIDADE DO PÁROCO NO CÂNON 522 : Uma Abordagem Comparativa Entre as Codificações de 1917 e 1983

  • Autor(es): SAKAMOTO Helio Takemi ;
  • Ano: 2014
  • ISBN: 978-85-61837-99-0
  • Edição: I Edição Impressa
  • Páginas: 142
R$ 24,90

Sinopse

PREFÁCIO
Chegou às minhas mãos uma preciosa obra de autoria de Mons. Hélio Takemi Sakamoto, fruto de sua dissertação, para a obtenção do Mestrado em direito Canônico, que irá, certamente, contribuir para que os Senhores Bispos, Vigários Gerais, os que trabalham nas cúrias diocesanas, os Párocos e os demais interessados possam encontrar um seguro subsídio, naquilo que diz respeito ao complexo e, muitas vezes, traumático trâmite de transferir ou demitir certos párocos, dentro do oneroso Munus Regendi.
Portanto, foi com satisfação que aceitei o convite do ilustre Autor, para prefaciar essa obra de sua lavra, levando aos interessados o resultado da acurada pesquisa que se concretiza no livro: ESTABILIDADE DO PÁROCO NO CÂNON 522: Uma Abordagem Comparativa Entre as Codificações de 1917 e 1983. Nele podemos perceber o cuidadoso trabalho do Autor, amparado, não apenas numa abundante e segura bibliografia jurídico-canônica, mas na Legislação Complementar da CNBB, na prática pastoral dos membros do Regional Sul II, na consulta realizada junto aos senhores Arcebispos e Bispos desse Regional e na Legislação Complementar das Conferências Episcopais dos Países Latino-americanos, buscando oferecer à Igreja, principalmente aos lusófonos, um apanhado histórico, jurídico e pastoral sobre o ofício de Pároco, assim como os principais aspectos concernentes às transferências e destituições dos mesmos.
Nesse sentido, Mons. Hélio Takemi idealizou a sua Obra em cinco capítulos - precedidos por uma Introdução, onde realiza uma síntese do que será tratado nos capítulos da mesma - assim distribuídos: CAPÍTULO 1: PARÓQUIA ? RESGATE HISTÓRICO; CAPÍTULO 2: OFÍCIO DE PÁROCO E SUAS IMPLICAÇÕES; CAPÍTULO 3: O OFÍCIO DE PÁROCO SOB O PRISSMA CIVIL ? STATUS
16 A Estabilidade do Pároco no Cânon 522
JURÍDICO PERANTE A SOCIEDADE E SUAS TESPONSABILIDADES; CAPÍTULO 4: ESTABILIDADE DO PÁROCO ANTERIOR E POSTERIOR AO CÓDIGO DE 1917; CAPÍTULO 5: ESTABILIDADE DO PÁROCO NO CÓDIGO DE 1983. Apresenta, outrossim, um Apêndice: Estabilidade do Pároco no Regional Sul II da CNBB e um Anexo: Estabilidade do Pároco na Legislação Complementar dos Países Latino-americanos.
Portanto, desejo parabenizar o Autor pela excelente obra que coloca em nossas mãos, concernente a um assunto que, muitas vezes, oferece certa insegurança a quem deve cuidar da provisão do ofício de Pároco, contribuindo para o enriquecimento da escassa bibliografia de Direito Canônico em língua vernácula.

Mons. Marcos Aurélio Ramalho Leite
Presidente do TEI de Maringá
Chanceler do Arcebispado

EDITORA VIVENS Ltda


O conhecimento a serviço da Vida!


RUA PEDRO LODI, N. 566,


JARDIM COOPAGRO,


CEP: 85903-510,


TOLEDO - PARANÁ - BRASIL,


Fone: (45) 3056-5596 / 9995-9031,


Mais Itens