Filosofia

INTERIORIDADE E CONHECIMENTO EM AGOSTINHO DE HIPONA (354-430)

  • Autor(es): SANTOS Wesley de Almeida dos ; FRANCISCO Rafael da Silva ; MONTAGNA Leomar Antonio ; DIAS José Francisco de Assis;
  • Ano: 2014
  • ISBN: 978-85-8401-009-7
  • Edição: I Edição
  • Páginas: 0
R$ 39,90

Sinopse

Este estudo se propõe discutir a interioridade no pensamento de Agostinho. Temos como primeiro objetivo, para compreender a evolução de seu pensamento, dirigir-nos a alguns filósofos clássicos que nos farão entender a construção do sistema filosófico/teológico agostiniano, que remonta sua discussão na pessoa humana. Pois, é a partir da experiência interior que a pessoa alcançará o objetivo, ou seja, a busca pela Verdade Absoluta. Este estudo tem também como objetivo estabelecer o percurso que todo ser humano possui para adquirir conhecimento, isto é, responderá como se dá o conhecimento humano, de acordo com as teorias do filósofo Agostinho, pensador marcado fortemente por sua conversão e adesão ao cristianismo, fato ocorrido com a influência do pensamento de Platão e Plotino. Seguindo esta conexão, iniciaremos a pesquisa com as fontes do pensamento agostiniano tratando especificamente das teorias platônica e plotiniana. Na sequência, trataremos do contexto de Agostinho com o intuito de abordar o período histórico em que este, o pensador da patrística vivia; momento em que urgia uma defesa da fé cristã católica, justamente a ocasião em que surgiu a teoria sobre o conhecimento para nosso autor. Por fim, explanaremos sobre o itinerário do conhecimento em Agostinho, apontando os elementos de sua doutrina: o crer (fé em Deus), ato fundamental para um entendimento pleno; a razão, elemento superior do modo de entendimento sobre as coisas e primordial para um verdadeiro conhecer; a Verdade, como conceito essencial do processo do conhecimento e componente da Teoria da Iluminação Divina que conceitua a correta ação do homem como aquela irradiada por Deus, o Ser Superior, Verdade das verdades morais e materiais existentes na vida terrena; e uma aproximação e distanciamento entre o conceito agostiniano de conhecimento com seus principais pressupostos. Assim, o autor da patrística estabelece uma doutrina básica que necessita ser discutida em qualquer disciplina que trata do conhecimento.

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