Filosofia

A NOVA RETÓRICA PERELMIANA: Contrapontos Entre Aristóteles e Perelman138

  • Autor(es): CABRAL Marcio Pedro;
  • Ano: 2014
  • ISBN: 978-85-8401-020-2
  • Edição: 1
  • Páginas: 138
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Sinopse

Esta pesquisa tem como objeto a compreensão do conceito de nova retórica de Chaïm Perelman. Para tanto, buscar-se-á apresentar, separadamente, o pensamento retórico de Aristóteles e Perelman, a fim de perceber as principais diferenças e aproximações entre as duas teorias. Posteriormente, serão apresentados conceitos aristotélicos e perelmianos que, analisados em conjunto, esclarecerão os elementos epistemológicos que deram à retórica o status de nova, a partir da perspectiva de Perelman. A abordagem desta pesquisa consiste em compreender a nova retórica como uma entidade que não veio substituir a retórica antiga, mas estendê-la e aumentar sua abrangência. Sendo grande a influência do pensamento aristotélico na retórica de Perelman, buscou-se relacionar questões de ambos os filósofos sobre a retórica, de modo a tornar claras as características estruturantes do conceito analisado. Um pressuposto epistemológico fundamental para compreender as obras de Aristóteles é que a verdade e a justiça são mais fortes que seus contrários, de modo que os homens são suficientemente voltados para o verdadeiro e alcançam amiúde a verdade. Por sua vez, a nova retórica da teoria da argumentação de Perelman rompeu a concepção da razão e do raciocínio que nasceu com Descartes e que marcou a filosofia nos últimos três séculos (XVIII, XIX e XX). Por meio do uso da retórica, o homem não pode ser reduzido arbitrariamente à emoção dos gritos da alma ou, ao contrário, à razão constritiva dos raciocínios dedutivos. A retórica mostra que, ao lado da densidade racional, existe no homem a densidade do razoável; nesse âmbito estão os valores éticos, políticos e religiosos, pois isso é o que conta para o homem. Destarte, o ponto de partida da nova retórica consiste em arrancá-lo do mundo dos valores, do arbitrário e da pura emotividade, para reconduzi-lo à ?razoabilidade? que lhe é própria. Era o que os antigos gregos tinham compreendido.

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