Filosofia Moderna

O PROCESSO DE FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA RELIGIOSA NA ?FENOMENOLOGIA DO ESPÍRITO? DE HEGEL (1770-1831)

  • Autor(es): DIAS José Francisco de Assis; FARIA Jonas Silva ;
  • Ano: 2015
  • ISBN: 978-85-8401-049-3
  • Edição: 1
  • Páginas: 108
Gratuito

Sinopse

"O processo de formação da consciência religiosa na Fenomenologia do Espírito de Hegel (1770-1831)" dispensa apresentação, pois o seu título apresenta a intenção dos autores: elucidar o processo de formação da consciência religiosa na obra "Fenomenologia do Espírito" de Hegel.
Para atingir o seu propósito, os Autores trabalham a temática proposta em oito tópicos. No primeiro capítulo, trabalham "A Certeza Sensível"; no segundo capítulo, trabalham o problema da "Percepção"; no terceiro capítulo, trabalham "O Entendimento".
A "Consciência-de-si" é trabalhada no quarto capítulo, em três tópicos: "Estoicismo", "Ceticismo" e "Consciência Infeliz".
O problema da "Certeza e verdade da razão" é trabalhado no quinto capítulo, em seis itens: "Razão que observa", "Leis lógicas e psicológicas", "Fisiognomia e frenologia", "Razão operante", "Razão que unifica" e "O reino animal do espírito, a impostura e a coisa mesma". Este último tópico se desenrola em cinco subitens, a saber: "O conceito", "Efetivação na obra", "A coisa mesma", "A razão ditando as leis" e "A razão examinando as leis".
No sexto capítulo, os Autores trabalham "O Espírito", em três tópicos: "O espírito verdadeiro: a eticidade", "O espírito alienado de si mesmo: a cultura" e "O espírito certo de si mesmo: a moralidade".
No sétimo capítulo, é trabalhada "A Religião", em três tópicos, a saber: "A religião natural", "A religião da arte" e a "Religião revelada".
No oitavo e último capítulo, os Autores concluem o estudo com "O Saber Absoluto", em dois tópicos: "Recapitulando", "Rememoração".
Como última contribuição, oferecem um seleto referencial bibliográfico, como instrumento adequado a um aprofundamento do tema.
Boa leitura!

Mais Itens