Direitos da Personalidade

PROBLEMAS DA JURISDIÇÃO CONTEMPORÂNEA E AS TENDÊNCIAS DOS INSTRUMENTOS DE EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS DA PERSONALIDADE

  • Autor(es): RIBEIRO Daniela Menengoti Gonçalves ; TEIXEIRA Rodrigo Valente Giublin ;
  • Ano: 2015
  • ISBN: 978-85-8401-057-8
  • Edição: 1
  • Páginas: 416
  • Sumário: Download
Gratuito

Sinopse

APRESENTAÇÃO



O livro ?Problemas da jurisdição contemporânea e as tendências dos instrumentos de efetivação dos direitos da personalidade? reforça a importância e o empenho por parte da academia científica em contribuir para o tema.
Conscientes dos problemas que norteiam tais direitos e empenhados na incessante luta para sua concretização, pesquisadores especializados na área debruçaram-se em estudos apresentados nos 23 capítulos da obra, que exploram experiências do contexto jurídico brasileiro e estrangeiro.
Em suas contribuições, os autores abordaram temáticas convergentes à jurisdição contemporânea e os instrumentos de efetivação dos direitos da personalidade, destacando-se as seguintes: tutela jurisdicional, tutela do consumidor, proteção ambiental, direitos sociais, direitos da personalidade, políticas públicas e inclusão social.
O Mestrado em Ciências Jurídicas da Unicesumar adotou, de forma exclusiva no Brasil, como área de concentração dos estudos do programa, os direitos da personalidade, tornando-se, desta forma, uma referência sobre as inovações normativas, institucionais, jurisprudenciais e as mais recentes literaturas na área. Por tal razão, a presente obra possui uma expressiva participação de docentes e discentes da Unicesumar, mas também contou com uma significativa contribuição de autores de outras instituições brasileiras.
Os estudos apresentados pelos autores revelam-se, assim, uma rica troca de conhecimento e experiência acadêmica, e com produtivas reflexões, que seguramente colaboram para aprimorar o debate científico e promove a consciência cidadã.
Neste sentido, os coordenadores agradecem as excelentes considerações trazidas pelos autores Alessandro Severino Valler Zenni, Alexandre Ribas de Paulo, Ana Luísa Moreli Pangoni, Andryelle Vanessa Camilo Pomin, Caroline Christine Mesquita, Daniela Menengoti Ribeiro, Danilo Zanco Belmonte, Dilvanete Magalhães Rocha de Andrade, Edgar Dener Rodrigues, Fabiola Cristina Carrero, Fernanda Roberta Sasso Mello, Franciele de Oliveira Rahmeier, Francielle Lopes Rocha, Hadassa Melo Paulino, Ivan Aparecido Ruiz, Jaime Leônidas Miranda Alves, Jeane Genara Volpato, João Paulo Sales Delmondes, Jodascil Gonçalves Lopes, Jonatas Cesar Dias, Juliano Miqueletti Soncin, Kaiomi de Souza Oliveira Cavalli, Lauro Ishikawa, Luciana Lupi Alves, Luciane Pussi, Malu Romancini, Márcia Fátima da Silva Giacomelli, Marco Antônio César Villatore, Maria Priscila Soares Berro, Marta Beatriz Tanaka Ferdinandi, Martinho Martins Botelho, Milaine Akahoshi Novaes, Milton Roberto da Silva Sá Ravagnani, Mithiele Tatiana Rodrigues, Muriana Carrilho Bernardineli, Nilson Tadeu Reis Campos Silva, Osmar Gonçalves Ribeiro Junior, Paulo Gomes de Lima Júnior, Rodrigo Valente Giublin Teixeira, Rosani Borin; Roseli Borin, Sarah Tavares Lopes da Silva, Taís Zanini de Sá Duarte Nunes, Taniara Andressa Braz Rigon, Tiago Bunning Mendes, Valine Castaldelli Silva e William Artur Pussi.
Registra-se especial agradecimento à Unicesumar nas pessoas dos queridos professores Wilson Matos Silva, Claudio Ferdinandi e Ludhiana Ethel Kendrick Silva por não medirem esforços para a realização da pesquisa científica em nossa instituição, e do professor José Sebastião de Oliveira, coordenador do programa de Mestrado em Ciências Jurídicas.
Por fim, reiteramos o prazer em participar como organizadores desta obra e a nossa firma convicção da importância do exercício da investigação científica na busca da efetivação dos direitos e de uma sociedade mais justa e solidária.

?Nada de grandioso no mundo foi realizado sem paixão?
Georg Wilhelm Friedrich Hegel


Maringá, 15 de dezembro de 2015.

Organizadores:
Profª. Drª. Daniela Menengoti Ribeiro
Prof. Dr. Rodrigo Valente Giublin Teixeira

Mais Itens