Direitos da Personalidade

A LEI DA PALMADA, A DIGNIDADE HUMANA DA CRIANÇA E A INTERVENÇÃO ESTATAL NA FAMÍLIA

  • Autor(es): CASSIONATO Andréa Silva Albas ; CASSIONATO Fernando Cézar Lopes ; DIAS José Francisco de Assis;
  • Ano: 2016
  • ISBN: 978-85-8401-061-5
  • Edição: 1
  • Páginas: 106
  • Sumário: Download
Gratuito

Sinopse

A presente obra, ?A lei da palmada, a dignidade humana da criança e a intervenção estatal na família?, nos convida a refletirmos sobre o eterno problema da educação da criança sem violência.
Educar, do latim ?educere?, significa conduzir fora, portanto, trata-se de um processo eminentemente positivo direcionado a fazer aflorar o que a criança possui de melhor e não aniquilá-la através da agressão física ou psíquica.
A criança é uma pessoa humana, em ato, limitada à fase própria de sua idade; porém, em potência, a caminho da sua plena realização pessoal. A educação entra neste processo de como instrumento adequado a serviço da atuação da sua plena dignidade humana.
No primeiro capítulo, é trabalhada a ?evolução cultural e constitucional a respeito da criança?; no segundo capítulo, é trabalhada a ?dignidade humana da criança?, onde é colocado em debate o ?princípio da dignidade humana?, ?a criança como pessoa?, os ?direitos humanos e direitos fundamentais da criança?
No terceiro capítulo, é trabalhada, através da Lei 13.010/2014, ?a autonomia familiar e a intervenção estatal? e ?a autonomia familiar e a intervenção estatal?.
Boa leitura!

Mais Itens