Ética Filosófica

A ÉTICA EM PRÁTICA NO AMBIENTE ESCOLAR

  • Autor(es): Célia Machado Benvenho et al.;
  • Ano: 2016
  • ISBN: 978-85-92670-16-0
  • Edição: 1
  • Páginas: 322
  • Sumário: Download
Gratuito

Sinopse

A semana acadêmica de filosofia da UNIOESTE tem como objetivo principal a formação e a capacitação dos professores de nível médio, tendo em vista que nosso curso é uma licenciatura; portanto, o tema abordado é sempre na linha da educação.
Neste ano, 2016, realizando a sua XIX Edição, o tema abordado foi a ética e seu papel no ambiente escolar e na educação de nossos jovens.
Além de palestras sobre esse tema, a Semana Acadêmica de Filosofia propôs mesas redondas e de comunicações onde os graduandos do curso de Filosofia da Unioeste e pessoas externas apresentaram suas pesquisas em diversas áreas. Tivemos ainda outra peculiaridade, as oficinas didáticas de Filosofia para o ensino médio, desenvolvidas pelos acadêmicos do quarto ano de Filosofia da Unioeste, aos jovens de diversos colégios estaduais de Toledo e Região, sob a coordenação da Prof. Nelsi Kistemacher Welter.
Tivemos, como objetivo geral: desenvolver uma semana de interação e de troca de experiências entre os alunos, ainda mais com a presença de outros acadêmicos de outras instituições de ensino; atividades culturais diversas que fomentam a arte e a cultura em nosso campus.
Tivemos, como objetivos Específicos: trazer temas atuais, principalmente a Ética que é tão cara à Filosofia e que, na atualidade, está tão em voga: como transmitir aos alunos esses conceitos e, além disso, como colocá-los em prática numa sociedade que está acostumada com a corrupção?
Os frutos científicos da XIX Semana Acadêmica de Filosofia foi uma abundante e consistente gama de trabalhos ? conferências (duas), trabalhos completos (vinte), resumos expandidos (três), resumos simples (doze) e oficinas didáticas (onze) ? que, aqui, neste livro disponibilizamos ao grande público acadêmico.
O livro foi pensado em quatro partes, agrupando os trabalhos apresentados, segundo o critério da ?completude? científica. Na primeira parte, oferecemos as CONFERÊNCIAS: A ética no meio escolar: a relação entre ética e educação, do Prof. Alceu Cavalheiri e Aspectos éticos na educação: desafios ao conhecimento em tempos incertos, do Prof. Reginaldo Aliçandro Bordin.
Na segunda parte, oferecemos os TRABALHOS COMPLETOS: A alteridade na ética existencialista de Sartre, de Elizabeth Fortecki e Vanessa Furtado Fontana; A compreensão ontológica de espaço em Martin Heidegger, de Maria Lucivane de Oliveira Morais e Roberto S. Kahlmeyer-Mertens; A "guerra" de Maquiavel: o exame de um conceito, de Douglas Antônio Fedel Zorzo e José Luiz Ames; A pedagógica da libertação: construindo a libertação pedagógica a partir da cultura popular, de Luis Fernando de Carvalho Sousa e José Luiz Ames; A verdade à luz do SER-AÍ, de Luana Borges Giacomini e Roberto S. Kahlmeyer-Mertens; A virtude no sentido extramoral em Nietzsche, de Ana Claudia Barbosa Nunes e Célia Machado Benvenho; Alteridade conflitante: uma abordagem do outro em Sartre, de Ricardo Fabricio Feltrin; Bergson: intuição, método e verdade, de Adeilson Lobato Vilhena e Claudinei Aparecido de Freitas da Silva; Criador e criação/eternidade e tempo: sobre diferença ontológica nas confissões de Agostinho, de Andressa dos Santos Cizini e Roberto S. Kahlmeyer-Mertens; De repente um aí uma releitura da facticidade heideggeriana aos moldes da figuração mítico-poético-religiosa, de Ezildo Antunes e Roberto S. Kahlmeyer-Mertens; Hermenêutica filosófica: método ou acontecimento de compreensão?, de Roberto S. Kahlmeyer-Mertens; O conceito de alienação segundo os manuscritos econômico-filosóficos de Karl Marx, de Gustavo Henrique Martins e Gilmar Derengoski; O existencialismo humanista na ética de Sartre, de Tainá Helena da Silva Ratuchniak e Vanessa Furtado Fontana; O fetiche da mercadoria em o capital de Marx, de Gilmar Derengoski e Jadir Antunes; O itinerário da fundamentação da metafísica dos costumes: da boa vontade ao imperativo categórico, de Tamara Havana dos Reis Pasqualatto e Luciano Carlos Utteich; O outro e o corpo próprio na ética de Merleau-Ponty, de Patrícia Saori Kato Kawakami e Vanessa Furtado Fontana; Pensar a dignidade humana a partir do esclarecimento e da educação do sujeito, de Marilda Pereira dos Santos; São Boaventura: conhecimento experimental de Deus como um saborear da doçura de Deus, de Kimberly Dinnebier Bandeca e Gilmar Henrique da Conceição; Homem, sociedade e estado: aproximações e distanciamentos teóricos entre Karl Marx e Émile Durkheim, de Dhyovana Guerra e Thaluan Rafael Debarba Baumbach; A natureza na mudança qualitativa proposta por Marcuse, de Cleberson Odair Leonhardt.
Na terceira parte, oferecemos os RESUMOS EXPANDIDOS: João Escoto Erígena: razão em funcão da fé, de Juliana Gilo Tibério e Gilmar Henrique da Conceição; Montaigne: o filósofo da aparência e sua sabedoria trágica, de Gilmar Henrique da Conceição; O aparecer no mundo e o amor mundi em Hannah Arendt, de Elissa Gabriela Fernandes Sanches e Gilmar Henrique da Conceição.
Na quarta parte, oferecemos os RESUMOS SIMPLES: A analítica existencial face à antropologia, psicologia e biologia, de Katyana Martins Weyh e Roberto S. Kahlmeyer-Mertens; a atualidade da filosofia de Marx, de Bruno Gonçalves da Paixão e Jadir Antunes; A função social do povo e da elite no pensamento de Maquiavel, Robson Alan da Rocha; A prova da existência dos corpos de descartes é invencível? A análise de Malebranche a partir da ?visão em Deus?, de Vanessa Henning e César Augusto Battisti; Santo Agostinho e o problema do mal, Thiago Augusto Zanardi e Bernardo Alfredo Mayta Sakamoto; Hermenêutica, primeiras aproximações, de Lívio Paulo Michelson Junior e Roberto S. Kahlmeyer-Mertens; Justiça e direito em Nietzsche, de Mayara Luiza Schaefer Lermen e Celito de Bona; Karl Marx: crítica da economia política, luta de classes e a perspectiva do comunismo, de Gerson Lucas Padilha de Lima e Rosalvo Schutz; Notas sobre o prefácio de o princípio esperança primeiros vestígios de uma ética blochiana, de Anna Maria Lorenzoni; O problema epistemológico: como conhecemos a mente segundo Paul Churchland, de Robson Martins do Amaral e Fabio Antônio da Silva; O sentido originário do humanismo em Martin Heidegger, de Neusa Rudek Onate e Roberto Saraiva Kahlmeyer-Mertens; Paul Ricouer: a questão do sujeito e a visão da psicanálise, de Marcelo Barbosa e Rosalvo Schütz.
Na quinta parte, oferecemos as OFICINAS DIDÁTICAS: O início da filosofia: o conceito de phýsis e filósofos da natureza, de Francielle Festner, Natália Aparecida Pacheco Ferro e Thaylan Corassa; Entre o corpo e a alma, de Eli Schmidtke, Josué do Nascimento, Patrícia Joca Martins e Nelsi Kistemacher Welter; Sartre: a culpa não é das estrelas, de Josiane Santos da Silva, Daniel Du Sagrado Barreto da Luz, Gabriel Arienti Barbieri, Kathiuska, Lopes Medeiros, Lincoln Arthur Radons de Carvalho, Suzana Talita Tietz, Thaís Cristina da Silva e Marcia C. R. da S. da Conceição; Kant e o esclarecimento: a cômoda menoridade, de Ariella Kant Lavarda, Bárbara Bertoldo de Moraes, Bruno Eduardo Polli da Silva, Jackison Roberto dos Santos Pinheiro Junior, Pamela Antkiewicz Da Rosa Corrêa Elger, Sabrina Andrade Barbosa e Tiago Chioquetta Nogueira; Impulso à verdade: sobre a verdade e a mentira no sentido extra moral, de Anderson Lucas dos Santos Pereira, Gilmar Alves dos Santos e
Michel Kleber Hilbig; A superestimação do prazer e a depreciação da dor: o problema da eutanásia em Peter Singer, Leonardo Ribeiro de Souza Castro, Livio Paulo Michelson Junior e Matheus Gabriel de Oliveira; Filosofia da ciência: a explicação do universo, de Diego Caneppele de Souza, Cleiton Aparecido da Silveira, Robson Martins do Amaral e Pâmela Antkiewicz da Rosa Corrêa Elger; Nietzsche: da razão inadequada, de Abraão Lincoln Ferreira Costa, Ana Claudia Barbosa Nunes e Andressa dos Santos Cizini; Adestramento nota 10: a dinâmica da sociedade disciplinar no cotidiano escolar, de Lucas Paulo Orlando de Oliveira e Nelsi Kistemacher Welter; Como a natureza reage à ação humana diante do progresso tecnológico: o pensamento de Hans Jonas, de Lucas dos Santos Soares, Renato Junior Machado e Thiago Augusto Zanardi; O sentido da vida na perspectiva de Albert Camus, de Katyana Martins Weyh, Charles Eriberto Wengrat Pichler e Jhonatan Pereira de Queiroz.

Boa leitura!


Organizadores

Mais Itens