Ciência e Tecnologia

PELOS CAMINHOS DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM TOLEDO-PR

  • Autor(es): CUNHA Marcia Borin da; LEITE Rosana Franzen;
  • Ano: 2017
  • ISBN: 978-85-92670-29-0
  • Edição: 1
  • Páginas: 252
  • Sumário: Download
Gratuito

Sinopse

Este Caderno Pedagógico é o resultado de ações desenvolvidas no Subprojeto Química, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste/Campus de Toledo). Trata-se de uma produção coletiva, que envolveu estudantes e professores bolsistas do Programa, tanto da Educação Básica quanto da Educação Superior. Objetiva divulgar atividades pedagógicas criadas no projeto "Pelos Caminhos da Ciência e da Tecnologia em Toledo/PR". As atividades seguem uma perspectiva didática em que pesquisa e docência caminham juntas na formação de um professor-pesquisador.
O PIBID é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a estudantes de cursos de licenciatura, participantes de projetos de iniciação à docência, desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Os projetos visam inserir os estudantes no contexto das escolas públicas, desde o início da sua formação acadêmica, para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente do seu curso de licenciatura e de um professor da escola.
No PIBID-Química-Unioeste/Toledo realizamos um projeto denominado ?Pelos Caminhos da Ciência e da Tecnologia?, andando pelas ruas de Toledo. Nesse projeto buscamos mostrar que a Ciência e a Tecnologia estão bem perto de todos nós e que esses lugares podem ser roteiros de estudo para as aulas em diversas disciplinas nas escolas da cidade de Toledo e da região. O trabalho foi desenvolvido tendo como base os seguintes objetivos: i)visitar espaços públicos para observação e coleta de dados nos quais possam existir indícios da presença da ciência e da tecnologia (mapeamento inicial); ii) registrar, por meio de fotografias e de relatos escritos, os dados coletados, de modo a formar um ?catálogo didático? de espaços de estudo/observação da ciência e tecnologia no município de Toledo; iii) organizar material de divulgação para escolas e interessados a respeito dos espaços públicos mapeados; iv) confeccionar e utilizar nas escolas um ?caderno didático? para trabalhar conteúdos/conceitos, tendo como base uma abordagem contextualizada e interdisciplinar, utilizando metodologias e recursos adequados aos contextos nos quais serão desenvolvidos; e v) buscar, por meio das ações deste projeto, que os estudantes do ensino básico tenham uma visão das ciências e de suas disciplinas curriculares como forma de interpretação do mundo.
Neste caderno apresentamos 38 espaços visitados, que são apresentados em forma de texto explicativo com posterior ?abordagem didática?. A abordagem didática serve como subsídio para professores e estudantes utilizarem os espaços como meio de interação com as disciplinas presentes currículo escolar. Os textos e seus conteúdos aqui apresentados são de inteira responsabilidade de seus autores.

Mais Itens

  • sem outros itens