Filosofia Contemporânea

AUTONOMIA E EDUCAÇÃO: Temas Filosóficos

  • Autor(es): MENIN Ademir; DIAS José Francisco de Assis; MONTAGNA Leomar Antonio ;
  • Ano: 2017
  • ISBN: 978-85-92670-36-8
  • Edição: 1
  • Páginas: 156
  • Sumário: Download
Gratuito

Sinopse

Com alegria apresentamos aos estudiosos da filosofia e da pedagogia esta obra digital que põe em diálogo o pensamento filosófico e o pensamento pedagógico.
Na primeira parte, os professores Elizeu Bonfim de Souza e Luci Frare Kira trabalham o conceito de autonomia e de educação, onde analisam o conceito de autonomia e de educação do ponto de vista da filosofia kantiana e freireana, utilizando os textos primários de Imanuel Kant, ?Resposta à Pergunta: o que é Esclarecimento?? e ?Sobre a Educação?, e os de Paulo Freire, ?Pedagogia da Autonomia? e ?Pedagogia do Oprimido?, seguidamente de textos secundários, relacionados ao tema, bem como comentadores.
Para tanto, alguns pressupostos foram levados em consideração, para analisarem os conceitos no contexto de ambos os autores, bem como aspectos importantes da vida destes, uma vez que constatam que seu modo de vida e o modelo de educação que receberam muito influenciaram para refletirem a necessidade de uma formação para o esclarecimento. Tendo passado por grandes desafios econômicos, mas não caindo na fatalidade, tornaram-se resilientes frente a tais situações e tornaram-se grandes pensadores.
Desse modo, analisando as consonâncias e dissonâncias entre os autores, verificam os avanços que a educação pode oferecer para se formar uma sociedade mais justa e emancipatória, propondo um papel fundamental para as instituições escolares, bem como para os educadores, a fim de que estes, bem motivados, possam inspirar coerentemente apreço por educação que forme o homem em sua totalidade para que este consequentemente chegue à autonomia por meio de um processo que se dá pelo uso da razão, da dialogicidade, da responsabilidade e da liberdade.
Na segunda parte, os professores Geraldo Cheron, José Francisco de Assis Dias, Kesia Priscila Gomes Gentil, Tiago Soares dos Santos e Whesley Fagliari dos Santos trabalham a estética, subjetividade e política; onde abordam o conceito de estética como afirmação da existência em Nietzsche; razão e subjetividade em René Descartes (1596-1650); o elemento estético no mito grego; e por fim, a política ecológica de Henrique Dussel.

Boa leitura!

Mais Itens

  • sem outros itens