Educação

O PIBID NA UFPR: : SOCIALIZANDO EXPERIÊNCIAS

  • Autor(es): LORENZETTI Leonir ;
  • Ano: 2017
  • ISBN: 978-85-92670-39-9
  • Edição: 1
  • Páginas: 252
  • Sumário: Download
Gratuito

Sinopse

APRESENTAÇÃO



É com imensa satisfação que apresentamos o livro "O Pibid na UFPR: socializando experiências". Este é o segundo livro produzido pelo Pibid/UFPR, o qual tem como escopo socializar experiências desenvolvidas nos subprojetos, por meio de uma coletânea de artigos escritos pelos Coordenadores de Área e, em alguns casos, em parceria com os alunos de Iniciação à Docência e os Professores Supervisores que neles atuaram.
Este segundo livro é para nós motivo de muito orgulho, pois nele pudemos relatar e registrar experiências de muitas das atividades que foram desenvolvidas ao longo da formação para a docência dos nossos alunos, da maioria das licenciaturas desta Instituição que fazem parte do Pibid/UFPR, como a Licenciatura em Artes, Ciências Biológicas, Ciências, Educação Física, Letras (Português, Inglês e Espanhol), Física, Química, Matemática, Geografia, História, Sociologia, Filosofia e ainda do Curso de Pedagogia.
Certamente que a possibilidade de imortalizar numa folha de papel tais experiências nos alegra, pois teremos a certeza que anos se passarão e as experiências aqui registradas poderão ser retomadas por qualquer pessoa que venha mais tarde a folhear estas páginas. Todavia, o que sem dúvida mais nos emociona e nos enche de esperança num amanhã melhor que os dias que estamos vivendo hoje em nosso País, é que cada uma dessas experiências aqui relatadas, foi precedida de muito estudo, muita elaboração, muita dedicação, muita interação entre nossos alunos e professores da UFPR e alunos e professores da educação básica. E que, portanto, todas estas experiências não ficarão apenas registradas em folhas de papel, mas irão transformar a vida de milhares de outras pessoas, pois estas experiências possibilitaram uma melhor formação aos nossos futuros professores e, estes por sua vez, poderão proporcionar uma melhor formação para seus futuros alunos. E, dessa forma, estarão contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e capazes de atuar criticamente na sociedade em que vivem.
Sendo assim, este é o grande legado desta obra, ela em si é apenas um registro, mas seu maior valor consiste em todo o percurso construído até se chegar a esse registro. E este percurso é o Pibid! Este importante Programa de iniciação à docência é que permite esta formação transformadora, conforme inúmeros estudos já realizados vêm apontando. Por isso, não cansamos de lutar pela sua permanência! Fica Pibid! Para que mais e mais experiências, como estas aqui relatadas, possam continuar a transformar vidas e formar cidadãos que venham a contribuir para mudar a configuração atual do nosso país.

Joanez Aires
Coord. Institucional PIBID/UFPR

Mais Itens