Educação

PIBID NA ESCOLA II

  • Autor(es): Célia Machado Benvenho et al.;
  • Ano: 2018
  • ISBN: 978-85-54884-12-3
  • Edição: 1
  • Páginas: 152
  • Sumário: Download
Gratuito

Sinopse

Este livro reúne um conjunto de relatos de experiência das Oficinas didáticas desenvolvidas pelos alunos bolsistas de Iniciação a Docência, nas escolas conveniadas, sob a orientação dos professores supervisores e dos professores coordenadores do Projeto PIBID-Filosofia da Unioeste no decorrer de 2015. O trabalho com as oficinas didáticas em 2014 se mostrou uma excelente atividade formativa tanto para os alunos bolsistas como para os professores supervisores, pois além de se pensar novas metodologias de trabalho com a filosofia no Ensino Médio, buscando tornar as aulas de Filosofia um ambiente propício para a experiência filosófica, também incluiu o trabalho com os textos filosóficos primários nas aulas de filosofia. No tocante à metodologia de trabalho das oficinas, foi adotado a mesma de 2014: trabalhar com textos básicos de filosofia presentes na Antologia de textos filosóficos a partir do planejamento do professor para a disciplina na escola. Mante-se a divisão das mesmas em quatro momentos didáticos: sensibilização ou mobilização, problematização, investigação e criação de conceitos, não só por acreditarmos nesta estratégia de trabalho, mas por verificar as dificuldades em executá-la por parte significativa dos professores de Filosofia no Ensino Médio.

Mais Itens