Meio Ambiente

VIABILIDADE ECONÔMICA E SOCIOAMBIENTAL DA INSTALAÇÃO DE PAINEIS FOTOVOLTAICOS

  • Autor(es): BIANCHINI Jean Carlos ;
  • Ano: 2018
  • ISBN: 978-85-92670-74-0
  • Edição: 1
  • Páginas: 94
  • Sumário: Download
Gratuito

Sinopse

A busca incessante pelo desenvolvimento e também pelo crescimento econômico acarreta indiscutivelmente a demanda ilimitada e ininterrupta por energia elétrica. O atual cenário energético mundial apresenta indicações de esgotamento dos recursos naturais voltados para a geração de energia. O crescente uso de diversos equipamentos que necessitam de eletricidade provocam dois efeitos, o aumento do consumo de eletricidade e o aumento do processo de produção industrial. Esse ciclo de desenvolvimento, consequentemente, aumenta a emissão dos gases poluentes desencadeadores do chamado efeito estufa (KNIRSCH, 2012).
O contexto atual faz com que as nações busquem novas formas de geração de energia que causem menos danos ao meio ambiente e que também sejam mais viáveis economicamente. As formas atuais de geração de energia necessitam da soma de altos recursos e causam impactos financeiros nas economias, pois muitas dessas fontes energéticas apresentam um elevado custo de implantação. Como os países não desfrutam de elevadas taxas de poupança, são obrigados a recorrerem a fontes de financiamento internacional. Nesse sentido, as estratégias de desenvolvimento vêm sendo dirigidas para o uso de energias renováveis que além de reduzirem emissões estão se tornando viáveis economicamente (ROSA, 2016).
A energia solar é considerada uma fonte de energia inesgotável. Pode-se falar que é uma fonte de energia promissora. Indiretamente, o sol tem uma participação em quase todas outras fontes de energia. A evaporação, por exemplo, acontece por causa do sol, a origem das águas para os represamentos etc. A radiação solar também induz a circulação atmosférica em larga escala, causando os ventos. Petróleo, carvão e gás natural foram gerados a partir de resíduos de plantas e animais que, originalmente, necessitam da energia solar (CRESESB, 2006).
Sendo assim, a energia solar fotovoltaica se apresenta como uma fonte de energia elétrica renovável e inesgotável, utilizando-se do efeito fotovoltaica para a conversão da irradiação solar diretamente em energia elétrica.
A energia solar fotovoltaica já é uma fonte bem desenvolvida tecnologicamente para produção de energia elétrica. Os desafios existentes no Brasil no que tange à energia solar fotovoltaica vêm sendo superados lentamente, mostrando uma evolução no setor nos últimos anos. Ainda há diversos desafios para que esta fonte de energia renovável seja implantada com menores obstáculos (ROSA, 2016).
Esse estudo visa evidenciar a viabilidade, tanto na esfera econômica quanto na socioambiental, da utilização de energia elétrica fotovoltaica na Instituição de ensino superior do oeste do Paraná, na cidade de Toledo, mostrando os benefícios oriundos da implantação desse sistema para a instituição e para a sociedade como um todo.

Mais Itens

  • sem outros itens