Educação

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS: DESCOMPLICANDO AS NORMATIVAS DA ABNT

  • Autor(es): BRAGGIO Ana Karine ;
  • Ano: 2019
  • ISBN: 978-85-54884-40-6
  • Edição: 1
  • Páginas: 146
  • Sumário: Download
Gratuito

Sinopse

Este Guia para elaboração de trabalhos acadêmicos, aborda as Normas elaboradas pela Comissão de Estudo de Documentação, do Comitê Brasileiro de Informação e Documentação, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) atualizadas até o ano de 2018. Este material foi formulado visando atender às necessidades dos alunos da graduação e da pós-graduação, que mesmo com a existência de disciplinas na grade curricular dos cursos, que abarcam em seus conteúdos as normativas para trabalhos acadêmicos e científicos, possuem dificuldades para padronizá-los.
Padronizar os trabalhos acadêmicos, possibilita melhoria da qualidade e reforça os propósitos comunicativos reconhecidos pelos membros da academia, visto que estes têm como princípio a divulgação de pesquisas, revisão de bibliografias e reflexões (até mesmo soluções) sobre determinados assuntos.
Para a produção deste material didático partiu-se da premissa que possuir um guia, onde reúne-se todas as normas para os trabalhos acadêmicos, reduz o tempo gasto excessivamente no estudo das diversas normativas da ABNT, na formatação e na correção dos trabalhos. Além disso, há algumas normativas da ABNT que muitos acadêmicos, tanto de graduação como de pós-graduação , têm dificuldades de utilizar por desconhecer como fazer a configuração no Word, por exemplo, o modo de fazer impressão em ambos os lados da folha sendo que as margens precisam ser diferentes para o anverso e o verso. Assim, além de compilar as normativas da ABNT, apresento algumas explicações de como configurá-las no Word .
O guia, se seguido e utilizado adequadamente, garante veracidade e segurança nas informações, pois apresenta os modos corretos de fazer citações diretas e indiretas, criar notas e referenciar obras, inibindo o plágio. O mesmo foi projetado com uma estrutura prática e funcional, apresentando ilustrações e exemplos que irão colaborar à melhor compreensão a respeito das normas de padronização sobre trabalhos acadêmicos.
O número extenso de seções, como pode ser conferido no Sumário, foi pensado para facilitar a pesquisa direta ao ponto de dúvida do leitor. Por exemplo, você está fazendo uma citação direta e quer saber como omitir uma parte dela, encontrará sua resposta seguindo o seguinte caminho pelo Sumário: Citações ? citação direta com intervenções ? Supressão (omissão de citações), chegando direto ao ponto desejado. Ou, você precisa referenciar uma obra, mas não encontra o ano de publicação da mesma e não sabe como fazer. Siga sua busca pelo Sumário: Referências ? Elementos essenciais básicos ? Data ? Data não identificada e documento sem copyright.
De modo geral, o guia expõe sucintamente as principais modalidades de trabalhos acadêmico-científicos, define a apresentação gráfica, ou formatação dos mesmos, aponta todos os elementos obrigatórios e opcionais dos elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais, na estrutura do TCC, Dissertação e Tese. Trata especificamente, das formatações para citações, notas de rodapé e referências, respectivamente. Ao final encontram-se em apêndice um modelo de pré-projeto utilizado pela graduação e pós-graduação em Filosofia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e um modelo de Trabalho Acadêmico (TCC, dissertação e tese).
Reitero, que as regras apontadas neste guia estão fundamentadas na elaboração de documentos e informações técnico-científicas da ABNT, como pode ser conferido nas referências deste trabalho. Porém, há algumas questões não abordadas pela ABNT, por exemplo, o que fazer quando há grifo do autor em uma citação direta e você quer grifar uma outra parte da mesma citação: como identificar que um grifo é seu e outro grifo é do autor? Nesse caso e em outros não abordados pela ABNT, faço sugestões cautelosas que não afetam as normativas da ABNT. Minhas sugestões estão devidamente apontadas, pois caberá a você leitor mensurar a necessidade de aderir à elas ou não.
Deseja-se a todos um bom uso deste guia e espera-se retorno sobre o mesmo, pois seu uso prático possibilitará revisão e readequação de questões que venham a surgir.

Mais Itens