NÃO MATARÁS! A vida como valor primordial no pensamento de Norberto Bobbio (1909-2004)
De R$ 20,00 por apenas 14,90 + Frete
O presente trabalho se inspira no segundo capítulo de meu volume NÃO MATAR! O Princípio Ético ?Não Matar!? como Imperativo Categórico no Pensamento de Norberto Bobbio (1909-2004), Editora Vivens LTDA.
Naquele volume eu partia de uma entrevista que Norberto Bobbio ? ?papa laico? italiano ? concedeu a Giulio Nascimbeni, às vésperas do referendum sobre o aborto procurado na Itália, e que foi publicada no Corriere della Sera, no dia 8 de Maio de 1981.
À pergunta:
Toda a sua longa atividade, professor Bobbio, os seus livros, o seu ensinamento sob o testemunho de um espírito firmemente laico; imagina que terá surpresa no mundo laico por estas suas declarações? ;
Bobbio lhe respondeu com outra pergunta:
Eu queria perguntar qual surpresa pode existir no fato que um leigo considere como válido em sentido absoluto, como um imperativo categórico, o ?Não matar!?; e me surpreendo que os leigos deixem aos que crêem o privilégio e a honra de afirmar que não se deve matar .
O objetivo geral do presente trabalho é conhecer porque Norberto Bobbio afirmou que o princípio ético ?Não matar!? é válido em sentido absoluto, é um imperativo categórico? E também compreender o quê Norberto Bobbio entendia dizer quando fez tal afirmação.
A tentativa de responder a essas perguntas constitui as etapas principais da presente pesquisa, a saber: O Sujeito dos Direitos à Vida e a Viver; O Direito à Vida: Sinal de Progresso Moral; O Imperativo Ético Não Matar!; Substancial Unidade do Gênero Humano; O Fundamento dos Direitos à Vida e a Viver e Crítica ao Pensamento Bobbiano.