É necessário hoje, mais do que nunca, que cada Católico se empenhe em conhecer melhor a sua religião, para não ser enganado, e para que possa responder com firmeza e convicção sobre as verdades da sua Igreja.
A Igreja Católica Apostólica Romana possui a verdade, e a verdade precisa ser dita, ser conhecida por todos. Portanto, este trabalho, embora modesto, propõe demonstrar que a Igreja Católica é a depositária da verdade deixada por Jesus Cristo.
Para aqueles que dizem: ?Eu só creio no que está escrito?, Ela nos ensina que Deus não está circunscrito à fórmulas, nem à experiências de gabinete ou interpretação pessoal, individual. Ele é infinito e grande demais para que possa ser abrangido pelo humano entendimento em toda sua grandeza.
A sua Divina Providência assim dispõe para que o homem se mantenha sempre humilde, reconheça e admire o seu Criador e Senhor.
Peço ao Senhor por todo aquele que manusear este trabalho, para que sinta desejo de conhecer a verdade, e assim orar como o Salmista: ?Dirigi-me na vossa verdade e ensinai-me, porque sois o Deus da minha salvação e em vós eu espero sempre.? (Sl 24,5)
Deus não só veio pessoalmente ao mundo, mas ficou nele, através da Sua Igreja, e nela vai continuando a sua Redenção através dos séculos. Ela vai falando, ensinando, pregando, imolando-se, perdoando pecados, operando milagres e até sofrendo em Seu Corpo Místico.
Jesus Cristo deixou-nos a Sua Igreja, para que nos falasse e ensinasse com a mesma autoridade que a Bíblia. Ele foi tão positivo neste ponto que ameaçou com severidade, todo aquele que recusasse a crer nesta verdade. (Mc 16,16). Jesus através de São João nos diz:
"... conhecereis a verdade e a verdade vos libertará." (Jo 8,32).
Durante os nove anos em que este trabalho foi escrito, eu e minha família passamos por grandes tribulações e tristezas, das quais fomos consolados pela graça de Deus e pelo apoio de amigos e parentes. Eu agradeço a todos que me auxiliaram nesta caminhada. Também agradeço aos que me apoiaram com ajuda específica de materiais para a pesquisa, e aqueles sacerdotes que graciosa e generosamente se prontificaram a ser entrevistados por mim, e me ofereceram suas orientações sobre muitas questões. Não poderia nomeá-los a todos aqui, por isso me limito a rogar a Deus que os mantenha a todos sempre em Sua graça.
Autora